Mais de 25.000 pessoas visitaram a Exponor nos dias 11 e 12 de janeiro para conhecer as tendências do mundo animal e cerca de 200 cães puderam farejar as várias atividades feitas à sua medida. Nesta 14ª edição da Expozoo, não faltaram as boas energias proporcionadas pelas terapias alternativas, sessões fotográficas e demonstrações de animais com profissões.
Os animais já chegaram ao mundo digital e a Expozoo pensou num programa dedicado às redes sociais e à fotografia, com sessões sobre como valorizar o Instagram do cão e captar a pose perfeita do amigo patudo.
A adoção responsável foi também um dos temas em destaque nesta edição. Segundo Amélia Estevão, Diretora de produto da Expozoo, “o evento tem uma vertente lúdica e vocacionada para as famílias, em que procuramos antecipar tendências como o crescimento das páginas de redes sociais dedicadas a animais, mas também uma vertente didática, em que queremos passar uma mensagem de sensibilização para temas como a adoção responsável.”
Este fim-de-semana, os animais fizeram da Exponor a sua casa e nela encontraram uma verdadeira montra de serviços e produtos da indústria de pet food e pet care. Nos mais de 80 expositores, os visitantes caninos puderam usufruir dos cuidados completos: desde o check-up dentário a uma loja com biscoitos artesanais de beterraba ou quinoa, passando por uma sessão de Reiki para alinhar os chakras e recarregar as energias.
O evento contou também com o AquaDemo, o maior aquário móvel da Europa onde, para além de estarem expostos vários exemplares de peixes, os visitantes puderam assistir a uma sessão de mergulho subaquático.
E em paralelo, a Exponor recebeu a 90ª e a 91ª Exposição Canina Internacional do Norte, organizadas pelo Clube Português de Canicultura. Cerca de 4 mil cães, mais 2 mil dos quais acompanhados por criadores provenientes do estrangeiro, disputaram entre si várias categorias conforme idade e género. Um exemplar da raça Bichon Frisé proveniente da Letónia foi o vencedor de ambas as exposições deste ano.