Segurança do cão no tempo frio

Conheça os limites do seu cão

Assim como as pessoas, a tolerância ao frio dos animais de estimação pode variar de animal para animal, com base no pêlo, nas reservas de gordura corporal, no nível de atividade e na saúde.

Esteja ciente da tolerância do seu animal de estimação ao clima frio e faça os ajustes necessários. Provavelmente, será necessário encurtar os passeios do seu cão para proteger dos riscos associados ao clima.

Animais de estimação com artrite e idosos podem ter mais dificuldade para caminhar e podem estar mais propensos a escorregar e cair.

Cães de pêlo comprido tendem a ser mais tolerantes ao frio. Animais de estimação de pêlo curto sentem o frio mais rápido porque têm menos proteção e animais de pernas curtas podem ficar mais frios mais rapidamente.

Podem ser utilizadas roupas de aquecimento ou até mesmo botinhas para evitar que se molhem e perdas de temperatura significativas.

Ofereça opções: assim como você, os animais de estimação preferem lugares confortáveis para dormir e podem mudar sua localização com base na necessidade de mais ou menos calor.

Fique dentro de casa. Cães e gatos devem ser mantidos dentro de casa durante o tempo frio. É uma crença comum de que cães e gatos são mais resistentes do que as pessoas ao clima frio por causa do pêlo, mas isso é falso.

Verifique as patas: verifique frequentemente as patas do seu cão quanto a sinais de lesões ou danos causados pelo clima frio.

Vista o seu cão: se o seu cão tiver pêlo curto ou parecer incomodado pelo clima frio, considere uma blusa ou casaco para cachorro. Tenha vários à mão, para que você possa usar uma blusa ou casaco seco sempre que o seu cão sair. Camisolas ou casacos molhados podem deixar o seu cão ainda mais frio. Alguns donos de animais também usam botas para proteger as patas.

NEWSLETTER